Primeiro dia da Flica terá Mv Bill, Yamil Díaz Gomez e Filarmônica Lyra Ceciliana

Home / Projetos / FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira / Primeiro dia da Flica terá Mv Bill, Yamil Díaz Gomez e Filarmônica Lyra Ceciliana

Música, literatura, teatro, espaço infantil e fomentação a leitura marcam o primeiro dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Depois de dois anos sem acontecer, o evento traz no primeiro dia (3 de novembro) nomes importantes da literatura nacional e internacional, em espaços como Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Fiquinha, Reconversas e Casa Luiz Gama.

Na Tenda Paraguaçu no dia 3, a mesa de abertura contará com Cidinha da Silva, o rapper Mv Bill e a indígena Auritha Tabajara. Batizada de Os Brasis Cabem na Literatura e Liberdade?, Ela acontece às 10 horas, com mediação de Emmanuel Mirdad. A programação segue com uma mesa formada por mulheres negras. Livia Natália, Calila das Mercês e Luciany Aparecida falam da A Travessia Das Escritas Femininas sendo mediadas por Lugana Olaiá.

Mário Magalhães e Guilherme Amado estão na Escrita Contemporâneas Sobre a História com mediação de Malu Fontes. Neste espaço, o dia termina com o cubano Yamil Díaz Gomez, que estará na mesa José Martí Y La Independencia De América Latina com mediação de Iacy Maia.

A primeira mesa da Geração Flica foi batizada de e fora do stories, você está bem?. Mediada por Victória Alves, contará com Claudio Thebas e Alexandre Coimbra. O comediante baiano Ruan dá sequência a programação. Jhordan Matheus e Matheus Buente estão na Quando Fizer Rir Também é um Grito de Protesto. O dia termina com a oficina de adaptação literária para teledramaturgia com Thaiane Machado e Mauro Alencar.

No dia 3 a programação da Fliquinha será aberta às 9h20 com Finos Trapos em Respeite Os Meus Cabelos. O dia segue com Jamile Menezes que apresenta Cantos, Contos e Brincadeiras com mediação de Lorena Martins, Rita Queiroz que falará de Grimalda, A Lagartixa Empoderada com mediação de Lorena Martins, Joana Flores e Catrapissu com Lorena Ifé, Elaine Kriss mostra Lalá, Cadê Você? e finaliza com Paula Anias com Conto Para Kirimutê/Alenda Do Dendê.

No espaço Reconversas Prosa de Cachoeira e Recôncavo – Crônicas contos e romances abre a programação com Paulo Lobo, Isa Oliveira e Camilla Souza e mediação da curadora do local, Iza Lobo. Fábio Haendel apresenta número musical.

Rita Queiroz e Geraldo Chaves estão juntos na Literatura Infantil – a criança no Recôncavo com mediação de Marcelo Griô. Isadora Silva e Crispim Quirino estão na mesa “O lugar do Recôncavo baiano na poesia universal”, mediada por Elielba Reis.

A programação musical do primeiro dia conta com Filarmônica Lyra Ceciliana, Novos Cachoeiranos e Gêge Nagô. A Filarmônica Lyra Ceciliana tem mais de 150 anos de história. Com cerca de 50 músicos, a atração apresenta um vasto repertório. Os Novo Cachoeiranos reúnem atualmente vinte e dois músicos. O grupo tem como base a cultura musical do recôncavo baiano, por meio das sonoridades dos músicos das filarmônicas, do candomblé e do samba de roda, em constante diálogo com as sonoridades contemporâneas. A noite termina com o Gêge Nagô, um coral afrobarroco de voz e percussão, que mantém a tradição cultural inaugurada pelos Tincõas.

Na Casa Luiz Gama começa a exposição “Tocando o mistério com as pontas dos dedos”. Na programação, João Vanderlei e Ivan de Almeida falam da “A importância do autor independente para o mercado editorial, negócio ou investimento?”, com Jorge Carrano como mediador. O dia conta com apresentação da Escritora cachoeirana Tia Nalva com acompanhamento musical da instrumentista Carol do côco.

Serão lançados livros como Oração de Marta de Jorge Lisboa, Ativismo negro em Salvador de Andersen, Coisas de Mim de Valmir Pereira, Do Amor e do Amar de Ana Marice Ladeia, Minha Alma – Um Picasso de Talissa Ladeia e Terra Seca de Maria da Conceição Andrade.

Sobre a Flica Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.

Agenda
10ª edição Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA
Quando: 03 a 06 de novembro (quinta-feira á domingo)
Aberto ao Público

Rede social
Site Oficial: https://flica.com.br/
Instagram: https://instagram.com/flicaoficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Facebook: https://web.facebook.com/FlicaOficial/?_rdc=1&_rdr
Youtube: https://youtube.com/c/FlicaOficial

Leave a Reply

Your email address will not be published.