Fabrico Delicioso Licor Caseiro do Guaíba

Fabrico Delicioso Licor Caseiro do Guaíba

Fabrico do Povoado de Guaíba é objeto de pesquisa

Há 20 anos, o proprietário do Fabrico “Delicioso Licor Caseiro da Guaíba”, localizado no Povoado de Guaíba, Sr. Genival da Silva, aprendeu a fazer a bebida para complementar a renda. Dos cerca de 20 sabores que produz, um dos que mais se destaca é o de Aipim Cremoso, que depois de cozinhar a raiz, bate no liquidificador, tempera e adiciona o álcool e o açúcar.

Genival garante que só utiliza na produção o liquidificador como maquinário. _”Para fazer o Licor de jenipapo, por exemplo, a prensa que utilizo é a minha própria mão, coloco a polpa no pano e espremo, colocando força para tirar todo o caldo”, concluiu.

O irmão de Genival, Paulo César, que também é fabricante de Licor, utiliza além do álcool de cereal na bebida, a cachaça, a depender do pedido do cliente. _”A gente produz o Licor e os amigos são quem degustam para dizer se a medida está correta. Tiramos as frutas, muitas vezes direto do pé, para deixar o Licor ainda mais natural e saboroso. Hoje vendo cerca de 20 sabores, dentre eles: acerola com morango, limão, jenipapo e tamarindo”_ , revela.

A pesquisa de campo é um dos componentes do trabalho que está sendo feito através de MROSC celebrado com o IPAC para Construção do Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer Tradicional e Artesanal do Licor de Cachoeira, que já caminha para as etapas finais. Após a entrega do trabalho que está sendo executado pela Fundação Hansen Bahia o órgão de patrimônio poderá iniciar o processo de reconhecimento do Licor de Cachoeira como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This will close in 20 seconds